segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aprendendo a dizer "não"


É uma palavrinha que muitos não conseguem dizer e outros não aceitam ouvir:


  • Não, não posso trabalhar até mais tarde hoje porque prometi à minha esposa que iríamos comemorar nosso aniversário.”
  • Não, não posso assumir mais este projeto pelo compromisso que já tenho com os atuais.”
  • Nãonão quero mais esse relacionamento. Vou buscar a minha felicidade e você deve fazer o mesmo.”
  • Não, obrigado, não quero comprar.”
  • Não, não estou mais fumando/usando drogas/bebendo. Por favor não me ofereça mais.”
Algo a observar: as pessoas que não aceitam um “não” como resposta costumam se rodear de pessoas que só sabem dizer sim. É um relacionamento escravo, onde o ditador controla seus subordinados, um jogo onde um sempre ganha e o outro sempre perde.
Para não ser esse escravo perdedor, você precisa fazer as pazes com esta palavrinha. Entender sua importância, como e quando usá-la, e perder o medo dela. Você também tem direito de dizer não.
Veja se você está sofrendo agora, pagando um alto preço por ter medo de dizer não. Comece a mudança dentro de você. Primeiro, entenda que você tem direito a recusar certas coisas. Ninguém pode impor nada sobre você.
Em seguida, comece a praticar isso nas pequenas coisas. Se você se chateia consigo mesmo; fica sobrecarregado porque vive aceitando mais e mais trabalhos sem dar conta dos primeiros (e sendo repreendido por deixar algo a desejar); vive estressado e com raiva das pessoas erradas — então comece a dizer mais “nãos”.
Além de se livrar de fardos desnecessários, você verá como sua autoconfiança e seu senso de valor próprio aumentarão. Sem dúvida, aqueles que se acostumaram com o seu confiável “sim” vão estranhar um pouco. Talvez até se afastarão de você porque não podem mais lhe usar. O que não será uma coisa ruim.
Aprenda a dizer não sabiamente e será muito mais feliz.
Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por Sua Opinião, Deus Abençoe.