Como diz o ditado popular, “Quando um não quer, dois não brigam”. Nós, como verdadeiros cristãos, temos sempre que procurar ter controle para que principalmente diante das dificuldades, dos momentos de raiva, das adversidades que a vida nos proporciona, consigamos ter um equilíbrio, para evitar que esse fogo momentâneo se transforme em ira, contendas, brigas, separações e desuniões. Não podemos permitir que, o que acontece no nosso exterior, interferir no nosso interior a ponto de colocar mais lenha nesse fogo e causar estragos maiores. A nossa preocupação como cristãos nessas situações é manter esse fogo apagado.
Porém existe também dentro de nós um fogo que nunca podemos permitir que se apague, que é o fogo do Espírito Santo. Tudo se iniciou na primeira vez que chegamos à presença de Deus. As pessoas não permanecem porque querem simplesmente, mas sim por causa de todo um trabalho do Espírito Santo em nos convencer do pecado em que vivíamos, da distância que estávamos de Deus. A partir desse convencimento por algum motivo e de algum modo, Ele nos trouxe até a Sua presença.
Qual será que tem sido um dos grandes problemas dentro da igreja? Acontece que muitos começam bem, no espírito, ou seja, cheios de fogo e com aquele desejo enorme de cada dia ser mais de Deus, porém por descuido, muitos terminam na carne e frios. Mas qual a causa disso? O que faz pessoas tão fervorosas terem o fogo apagado? É a falta da “lenha”, porque sem ela o fogo se apaga. E o que seria a “lenha” que irá manter esse fogo aceso? Um dos pontos mais importantes é a comunhão, não somente com Deus, mas também com os cristãos, verdadeiros, claro. Muitas vezes devido ao trabalho, ao estudo, a pessoa acaba passando mais tempo envolvida com pessoas que não são da mesma fé, e assim, se não houver vigilância, isso lhe causará dano.
Outra “lenha” que usamos para manter o fogo aceso é a oração, não importa se vamos estar de joelhos dobrados, dirigindo ou andando pelas ruas, quando estamos pensando nas coisas de Deus e em espírito de oração, isso vai mantendo o nosso fogo acesso. A leitura da palavra de Deus também é de suma importância, visto que cuidar do interior, alimenta o nosso espírito. Jesus disse que nem só de pão viveria o homem, mas da palavra de Deus. Ele falava isso se referindo à pessoa que existe dentro de nós. Assim como você cuida do seu corpo exterior, faz dietas, exercícios, tratamentos, também deve cuidar do seu interior. A parte espiritual e a leitura da palavra de Deus são os alimentos que precisamos para o nosso espírito se tornar mais forte e, consequentemente, manter a chama da fé acesa.
Mas por que será que a vida de muitos tem sido um caos e desequilibrada? Por que não refletem a vida de um filho de Deus? Em Genesis 1 diz que, para haver um equilíbrio, Deus criou primeiro os céus e depois a terra, assim entendemos porque Jesus disse para buscarmos em primeiro lugar o reino dos céus e as outras coisas, o que é da terra, seriam acrescentadas.
Ele, na verdade, quis dizer: Ponha lenha na fogo, cuide do seu interior, mantenha a chama acesa e deixe que Ele cuide do restante.
Bispo João Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado Por Sua Opinião, Deus Abençoe.