terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Convidados de segunda”

santaCeia “… Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa …” (Lc 15.21)
Veja que ele não disse para o servo ficar e sim SAIR DEPRESSA “… para as ruas e becos da cidade (vai para as ruas, na rádio, na tv, mas também nos hospitais, nos becos, nos bairros de lata…) e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos…”
E quem são estes? Os que não produzem nada para a sociedade e sim se tornaram um peso para a mesma, os rejeitados. E o servo foi com revolta, com força, com autoridade, pois foi o Dono da Casa que o enviou.
Estes convidados, seriam vistos pelos outros como “convidados de segunda”, todavia, foi a estes que coube a honra de preencher os lugares na ceia, já que os primeiros rejeitaram, inventando desculpas que não convenceram ao senhor da casa.
Os primeiros convidados, como já, aparentemente, “tinham tudo” (campo – bens materiais; juntas de bois – prosperidade; casamento – vida sentimental abençoada), julgavam não precisar de aceitar o convite do senhor, pois as suas vidas já estavam bem, como eles queriam, e apenas com isso estavam preocupados.
Já os pobres (os que têm a sua vida financeira numa situação caótica…), aleijados (com uma doença, com ódio e mágoa no coração, traumatizados, complexados, a sofrer de solidão…), cegos (religiosos, ateus, incrédulos, auto-suficientes…) e coxos (indefinidos, indecisos, com uma fé atrofiada…) representam os que ainda têm a sua vida incompleta e, como tal, precisam e valorizam a “ceia” que o senhor lhes preparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Por Sua Opinião, Deus Abençoe.